Instalar Ubuntu no mesmo disco do Windows 8

 

Após me serem colocadas várias perguntas acerca deste assunto, resolvi partilhar convosco este artigo, onde vou demonstrar como podemos instalar o Ubuntu num computador que já tem previamente instalado o Windows 8.

Apenas precisa de ter espaço livre no disco, e o processo torna-se bastante simples de realizar.

O primeiro passo é  libertar o espaço necessário para a instalação do Ubuntu no seu disco rígido. Para tal consulte o artigo Criar nova partição no Windows 8.

Após consultar o artigo, você tem de decidir quanto espaço quer reservar para a instalação do Ubuntu. Veja o caso da imagem abaixo, o disco tem 40GB e eu decidi reduzir o meu volume “C:” em 10GB, o que significa que vou ter 10GB para instalar o Ubuntu.

Instalar_windows8_ubuntu_mesmo_disco_1

 

As suas partições que pode visualizar no “Gestão de Discos” vão ficar com um aspecto semelhante a este.

No entanto também poderá ter outras partições como por exemplo “recuperação do sistema”, etc.

O importante é que escolha a partição com mais espaço livre para reduzir, normalmente é o “C:” mas por vezes os computadores também trazem uma partição “Data” bastante volumosa. O espaço que você decidiu reduzir deverá ficar como espaço não atribuído (como na imagem).

Após finalizar o processo, já está em condições de instalar o Ubuntu no seu computador.

Instalar_windows8_ubuntu_mesmo_disco_2

 

Se tiver alguma dúvida na instalação do Ubuntu consulte o vídeo do artigo Instalação Ubuntu 13.04 em máquina virtual onde é feita uma instalação do Ubuntu.

Siga os passos do vídeo até chegar ao menu “Installation type“, como ilustra a imagem abaixo.

Neste menu terá de escolher a opção “Something else” e clicar em “Continue“.

Instalar_windows8_ubuntu_mesmo_disco_3

 

No menu seguinte terá a lista das partições existentes no disco, onde irá encontrar a partição do Windows 8 e o “free space” que você liberou no passo anterior.

Seleccione esse “free space” com  botão do lado esquerdo do rato e de seguida clique no botão “+“, como ilustrado na figura.

Instalar_windows8_ubuntu_mesmo_disco_4

 

Repare bem neste ponto essencial, eu tenho 11152MB espaço livre, os quais posso usar para criar partições para o Ubuntu. Para a partição principal do Ubuntu irei utilizar 10153MB e deixarei 999MB para a partição SWAP do Ubuntu.

É importante deixar espaço livre para criação de uma partição SWAP, para um melhor desempenho do Ubuntu. Neste caso, 1GB para esta partição será suficiente, mas se tiver possibilidade poderá dar mais espaço.

Crie uma partição primária e com o sistema de ficheiros EXT4 e escolha como Mount Point a raiz do sistema operativo, ou seja “/“.

Instalar_windows8_ubuntu_mesmo_disco_5

 

Após a criação da partição principal do Ubuntu, utilize o mesmo processo para criar a partição SWAP.

Seleccione o “free space”  restante e clique no botão “+“, como ilustrado na figura.

Instalar_windows8_ubuntu_mesmo_disco_6

 

Crie uma partição Lógica com os espaço restante e use-a como “swap area“.

Instalar_windows8_ubuntu_mesmo_disco_7

 

Por fim, o seu sistema de partições deverá ter um panorama semelhante a este.

Clique em “Install Now” para continuar a instalação.

Se tiver alguma dúvida na instalação do Ubuntu deverá consultar o vídeo do artigo Instalação Ubuntu 13.04 em máquina virtual.

Instalar_windows8_ubuntu_mesmo_disco_8

 

Antes de realizar este processo aconselho que faça um backup dos seus documentos importantes!

Coloque dúvidas 😉

Tags: , , , , ,

12 Comentários para Instalar Ubuntu no mesmo disco do Windows 8

  1. Nando diz:

    Olá pessoal, instalei o ubuntu 14.01 junto com o windows 8.1, tipo instalei primeiro o windows, e depois o ubuntu, segui os passos indicados, porém agora só consigo incializar o uubuntu, o grub mostra o windows, mas quando eu escolho ele não carrega e volta no grub, o que eu poderia fazer para tentar reparar isso e poder usar os dois sistemas? Se alguém puder me ajudar…

  2. André Tampieri diz:

    Olá pessoal, não consigo colocar o ubuntu na partição criada. Aparece esta mensagem:

    “O instalador encontrou um erro na cópia dos arquivos para o disco rígido:

    [Errno 5] Input/output error

    Isto acontece geralmente devido a uma falha no CD/DVD (disco ou unidade), ou uma falha no disco rígido. Talvez ajude limpar o CD/DVD, gravar o CD/DVD em velocidade mais baixa, limpar as lentes da unidade (kits de limpeza podem ser encontrados em lojas de eletrônicos), verificar se o HD é antigo e precisa ser trocado ou mover o sistema para um ambiente mais fresco.”

    O que faço???

    Desde já, obrigado!

  3. João diz:

    Pessoal, comprei um ultrabook com win8, com varias partições e disco ssd, possui partição de recobery etc. O que ocorre, mesmo liberando espaço encurtando alguma partição, meu ubuntu não detecta a tabela de partições, simplesmente não aparece nenhum disco o para ser selecionado. O Windows também para de funcionar. Será que possui alguma tecnologia diferente nestas partições? Ao modificar o tamanho, parece que o software sabe o início e final dos clusters, ao modificar o final para outro ponto, deu-me a impressão que ele se perde e a partição fica “inacessível”. Alguém poderia me ajudar?….

  4. João diz:

    Pessoal, comprei um ultrabook com win8, com varias partições e disco ssd, possui partição de recobery etc. O que ocorre, mesmo liberando espaço encurtando alguma partição, meu ubuntu não detecta a tabela de partições, simplesmente não aparece nenhum disco o para ser selecionado. O Windows também para de funcionar. Será que possui alguma tecnologia diferente nestas partições? Ao modificar o tamanho, parece que o software sabe o início e final dos clusters, ao modificar o final para outro ponto, deu-me a impressão que ele se perde e a partição fica “inacessível”. Alguém poderia me ajudar?

  5. Andre diz:

    Instalei o ubuntu e nao sei o q aconteceu ao windows 8 ha alguma forma de recuperar

  6. As melhorias do desktop tradicional no windows 8 vieram em boa hora, principalmente a montagem de .iso nativa, melhoria no uso de recursos e gerenciador de tarefas, mas este refisefuqui chamado “modern ui” não é nada usável quando se tem teclado + rato, talvez no windows 9 eles aprendam a fazer a coisa certa e colocar a opção de escolha para o usuário, e não enfiar garganta-abaixo!

  7. Benilton diz:

    Cara estou com problema meu ultrabook da ASUS e o HD vem com tantas repartições que para fazer isso vou perder a partição de recuperação. Da uma ajuda quero ter dual boot sem perder o sistema do ruindows 8 por causa do trabalho.

  8. E a parada do UEFI/Secure boot, num precisa mais, ouvi muito se falar disso.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar para cima ↑
  • No Facebook:





  • Parceiros:




  • Comentários recentes

  • Categorias