Partilha de ficheiros na rede com Ubuntu (Servidor de ficheiros Samba)

 

Hoje vou demonstrar como é fácil partilhar pastas e ficheiros na rede utilizando o Ubuntu ( eu estou a utilizar a versão 12.04, mas o processo é compatível com versões anteriores).

Vamos começar !

Clique com o botão do lado direito na pasta que pretende partilhar, escolha properties. Nas propriedades da pasta, escolha o separador Share, e seleccione a checkBox  Share this folder.

Ao selecionar essa opção o Ubuntu vai-lhe informar que o servidor de ficheiros Samba não se encontra instalado. Escolha Install service para instalar o Samba, e assim poder partilhar a suas pastas.

 

Confirme que pretende instalar o software adicional (Samba).

 

O processo demora apenas alguns minutos. Quando solicitado, confirme a instalação do pacote adicional “libpam- smbpass“.

Por fim para completar a instalação reinicie o sistema.

Após reiniciar o sistema volte a aceder ao separador share, escolha a configuração que pretender (dependendo se quer permitir escrita na pasta por parte dos utilizadores da rede ou não) e clique em “Create Share

 

Teste o seu servidor a partir de outro computador que pertença à mesma rede local. Verifique qual o IP ou HostName do servidor, no meu caso “192.168.0.103“.

 

Se quiser seguir os passos de uma forma mais iterativa, siga o vídeo abaixo onde demonstro todo o processo.

Tags: , , , ,

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar para cima ↑
  • No Facebook:





  • Parceiros:




  • Comentários recentes

  • Categorias