Restaurar / Recuperar GRUB2 Ubuntu

 

Neste artigo, vou demonstrar como é possível recuperar ou restaurar o menu GRUB2 do Ubuntu. Tal processo pode ser necessário caso o GRUB2 seja danificado por algum motivo. Um dos principais motivos que leva a que seja necessário tal recuperação, deve-se ao fato de instalar instalar o Windows 8 num computador que já tenha instalado o Ubuntu ou outro qualquer sistema operativo que utilize o GRUB2 como boot loader. A instalação do Windows elimina o menu do GRUB2 impossibilitando o acesso aos outros sistemas operativos instalados no computador. Vamos então recuperar o GRUB2 !!

Neste tutorial vou utilizar a versão Linux do Ubuntu 12.10.

Em primeiro lugar, terá de ter um suporte com a instalação do Ubuntu, quer seja numa pen ou num CD. Eu vou utilizar o CD do Ubuntu 12.10.

Insira o CD/PEN na drive e arranque no “Modo de teste” do Ubuntu, pois o que importa é conseguir abrir um terminal para poder digitar os comandos de recuperação.

Quando  o LiveCD do Ubuntu arrancar abra um terminal para digitar os seguintes comandos:

Utilize o comando sudo fdisk -l  para ver as partições ativas do seu disco rígido. Repare que tem de verificar qual das duas partições tem a instalação do Ubuntu. No meu caso como pode ver pela imagem abaixo é a /dev/sda5.

Depois de verificar qual a sua partição, utilize o comando sudo mount /dev/sda5 /mnt para montar a partição. Tenha em conta que tem de adaptar este comando à sua partição!!!

Continue o processo utilizando o comando sudo grub-install –root-directory=/mnt/ /dev/sda para instalar o menu GRUB2 na partição do Ubuntu.

 

Por fim, para atualizar todas as entradas do menu GRUB2 digite o comando sudo update-grub.

Como pode verificar pela imagem, foram adicionadas as entradas Linux do Ubuntu e do Windows 8 ao menu do GRUB2! Tal como queríamos! Agora é só reiniciar e escolher o sistema operativo que pretende arrancar.

Tags: , , , , ,

15 Comentários para Restaurar / Recuperar GRUB2 Ubuntu

  1. Daniel R Sindra diz:

    Tiago,
    Um minuto após o envio do meu pedido de ajuda encontrei a solução. Bastou iniciar de uma outra linha de comando e tudo voltou ao normal.
    De qualquer modo, te agradeço.

  2. Daniel R Sindra diz:

    Tiago Duarte, Boa tarde.
    Parabéns pelas suas valiosas orientações.
    Também estou precisando de ajuda.
    Tenho o Windows 7 e o ubuntu 2.6 na minha máquina já a 3 anos. Tudo funcionava bem até a semana passada. De repente o ubuntu travou. Desliguei e liguei novamente o computador e ele vai normalmente até a área de trabalho, mas não aparecem os ícones dos programas, não obedece aos comandos do mouse e nem do teclado. Não sou técnico, apenas um usuário comum. Já executei o procedimento para restaurar o grub, já executei o autoclean, e nada adiantou. Gostaria de evitar a formatação pois tenho arquivos importantes gravados. Você pode me ajudar?

  3. Carlos Alberto B de Souza diz:

    Prezado Tiago!

    Meus agradecimentos, consegui recuperar o grub, graças as estas dicas.

    notebook funcionando com UBUNTU / win7.
    Desejo-lhe sucesso e continue assim.

  4. Tarciso diz:

    Tiago, o meu Notebook tem o Windows e o Ubuntu. E, a aparece a tela para escolher entre o Windows e Ubuntu, quando eu escolho o Ubuntu ele da Pau. Aparece uma indicação para fazer : Ctrl – D. Quando faço isso, o sistema volta na Tela para escolher entre o Windows e Ubuntu. O que faço?

  5. Airam Simões diz:

    Corrigindo,

    Onde se lê: “Observei alguns comandos para restaurar o grub postados aqui e não deu resultado.”

    Leia-se: “Observei alguns comandos para restaurar o grub postados em algumas páginas, não deu resultado.”

  6. Airam Simões diz:

    Olá a todos,

    Observei alguns comandos para restaurar o grub postados aqui e não deu resultado.

    No meu PC tem dois sistemas operacionais, Windows 7 e o Ubuntu. No entanto ao aceitar a atualização da versão do ubuntu 13.10, começou meu problema. Ao invés da tela da escolha do boot para inicializar o sistema operacional, aparece uma tela preta com alguns informes de que não pode carregar o programa e após isso, aparece uma mensagem como “grub rescue”.

    Será que reinstalando o windows 7 tenho a possibilidade de recuperar o tal MBR ?

    Quando inseri a versão do Ubuntu 13.04, houve problema parecido e tive que formatar para instalar o atual, e que por sinal também está dando problema em função de uma atualização da versão mais recente do ubuntu. Será que tenho que formatar outra vez?

    Grato a atenção de todos.

  7. David\ diz:

    Boas pessoal, podem dar uma ajuda?
    Eu comprei um portátil Samsung, NP530U3C, é um dos modelos que no inicio brickava ao instalar-se algum SO LINUX.

    Tenho o Win 8 e através do windows (do executável), consegui instalar o Ubuntu em outra partição, mas agora só consigo iniciar o win 8, aparece uma imagem (http://www.techwalls.com/wp-content/uploads/2012/02/Windows_8_dual-boot_menu.png) mas com Ubuntu no lugar do win 7.

    Quando carrego para iniciar o Ubuntu dá-me este erro repetidamente: https://www.dropbox.com/s/d7kw56mkyqqhzq7/2013-09-25%2016.19.46.jpg

    Alguem me pode ajudar? Obrigado.

  8. Eu tinha instalado o Ubuntu 13.04 em cima do Windows 8 que já tinha.
    Aconteceu de eu remover a tela de grub utilizando os comandos:
    bootrec.exe /fixmbr
    bootrec.exe /fixboot
    Só que o meu Ubuntu foi instalado como ext4 e o Windows 8 não reconhece ele como um outro SO (acredito que esse seja o motivo de não reconhecimento).
    Então tentei seguir esse tutorial, na esperança de recuperar o grub, mas ocorreu o seguinte erro ao usar o comando sudo update-grub:
    /usr/sbin/grub-probe: error: failed to get canonical path of /cow.
    Tentei reiniciar e não entendi nada, só apareceu uma tela do grub estranha com várias linhas pretas. Alguém pode me ajudar com isso?

    • Bom dia, em primeiro lugar execute primeiro os seguintes comandos de novo: http://www.informaticanaweb.com/restaurar-boot-windows-8-remover-grub/

      Depois de recuperar o bootloader do Windows, instale novamente o Ubuntu 13.04 por cima do Windows 8 (formatando as partições onde tem instalado o Ubuntu neste momento)

      Faça um Restart e o seu problema está resolvido.

      Obrigado pelo seu contato.

      • Wanderley diz:

        Prezado Tiago, boa tarde!

        Pegando carona no problema mencionado pelo Luan de Lima, em 01 de maio, tenho a relatar que no meu note tinha três sistemas operacionais instalados na seguinte ordem: Windows XP, Windows 7 e Ubuntu 12.04. Executava o boot e escolhia dentre os três qual iria usar.
        Resolvi abrir mão do XP durante a atualização do 12.04 para o 13.04 e incorporei a partição do XP no Ubuntu 13.04.
        Desde então, ao inicializar, não vejo a opção de escolha entre o Ubuntu e o Windows 7, sendo que a inicialização acontece pelo Linux.
        Executei os passos indicados para a solução do problema do Luan, e, a exemplo dele, aparece uma condição de erro após a linha de update do grub:
        /usr/sbin/grub-probe: erro: falhou ao obter o caminho canônico de /cow.
        Gostaria de auxílio para resolver o problema, pois ainda possuo várias coisas no Windows 7 das quais necessito, dentre elas o Outlook Express que utilizo para baixar meus e-mails.

        Grato!

        Wanderley

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar para cima ↑
  • No Facebook:





  • Parceiros:




  • Comentários recentes

  • Categorias