Criar nova partição no Windows 8

 

Como criar uma nova partição no Windows 8 ? Para que serve? A resposta é bastante fácil!

Pode querer simplesmente organizar os seus dados em diferentes partições ou então pode querer libertar espaço do seu disco rígido onde tem  atualmente instalado o Windows para poder proceder à instalação de um outro sistema operativo, como por exemplo o Linux Ubuntu.

No Windows 8 o processo de criação / redução de uma partição é muito simples de realizar. Siga os seguintes passos:

Em primeiro lugar clique na tecla Windows + X para abrir o menu abaixo e escolha a opção “Gestão de Discos“.

 

Se todo o espaço do disco estiver com partições ativas, terá de escolher uma das suas partições com espaço livre disponível. Escolha sempre a que tiver mais espaço livre caso seja possivél.

Clique com botão do lado direito do rato em cima da partição que pretende reduzir ( no meu caso é a “C:” e escolha a opção “Reduzir Volume”.

 

Dependendo do espaço livre da sua partição será possivél reduzir mais ou menos espaço na mesma. Escolha o espaço que pretende reduzir e clique em “Reduzir”.

 

Como pode ver pela imagem abaixo eu reduzi a minha unidade C em 1GB. Agora você tem duas opções:

Ou clica com o botão do lado direito do rato em cima da partição para iniciar o assiste de criação de nova partição “Novo Volume Simples”. É só seguir os passos do assistente e terá uma nova partição no seu sistema operativo. IMPORTANTE: No assistente não se esqueça de escolher uma letra para a nova partição e o sistema de ficheiros (se for para utilização em Windows escolha NTFS).

Ou então se quiser instalar o Linux Ubuntu ou outro qualquer sistema operativo, pode optar por não criar a partição e deixar o espaço como “Não atribuído”. Assim pode utilizar esse espaço não utilizado para a instalação do novo sistema operativo.

 

Neste tutorial ensinei-lhe como criar ou reduzir partições no Windows 8! Realize este processo com cuidado de modo a não perder dados importantes! Faça um Backup dos seus dados importantes antes de realizar os passos deste artigo!

Se tiver alguma dúvida ou problema pergunte no espaço abaixo dedicado para o efeito ;)

Tags: , , , , ,

63 Comentários para Criar nova partição no Windows 8

  1. Claudio diz:

    Acabei de receber um notebook com 1 tera e com o famigerado windows 8, penso em preservar ele apenas por causa da garantia. Imaginei fazer esse procedimento mesmo.
    O HD vem com 4 partições de fabrica, mas vou mexer apenas na de 900 giga.
    E não vou criar disco de restauração, se der problema no futuro eu apago de vez o windows.
    Minha dúvida é que olhando as propriedades do HD, o windows 8 tem 26 giga, e uma das partições tem 24 giga, se reduzir a de 900 para 50 giga supondo que o win8 está na partição de 900 acho que não vai ter problemas…

  2. MARIA DE FATIMA diz:

    Muito obrigado pela rica explicação. Parabens pelo tutorial.

  3. Charlles du Valle diz:

    Gostei desse poste acabei de fazer aqui o meu crie o disco C, parabens pelso o poste…..

  4. vinicius alves diz:

    tenho um pc com win8 de fabrica mas quero fazer um downgrade e instalar o win7, mas tenho muito arquivo para salvar, a pergunta é: se pegar minha partição “c” e dividir entre “c” e “d” posso usar essa partição “d” para salvar meus arquivos e depois formatar e instalar o win7 na partição “c”.

  5. Oi Tiago – Parabéns pela solidariedade demonstrada.
    Ganhei hoje um notebook sansung – com 420 gb livres só com uma partição C.
    Gostaria de: ter outra partição D (por ex.) com uns 50 GB para back ups. e outra
    para instalar alguma Distro Linux (tenho em outro PC o Debian Wheezy7).
    O que você me sugere – Por exemplo: Que tamanhos para essas 3 Partições
    que desejo fazer?
    .
    Obrigado – Prof. Zeca Avelar – gaDs!

    • Olá, pode por exemplo fazer em primeiro lugar a partição D: com 50GB.
      Para o Linux aconselho uma partição com pelos menos 100GB. Depois terá de fazer mais uma partição para SWAP do Linux +/- com 2GB. Depois fica com o restante no C: para o Windows.

      Lembre-se de quando instalar o Linux, definir o “mounting point / ” na partição de 100GB e de escolher como “Swap area” a partição de 2GB.

      Abraço

  6. luis diz:

    como faco pra reverter o processo

  7. GERBANO GARRINE diz:

    Valeu pois e a primeira vez que vou fazer a particao no window8.Espero que as dicas satisfacam a minha Preocupacao e que tudo corra bem.

  8. Ricardo Santos diz:

    Ótimo seu tutorial. Obrigado e Parabéns….

  9. Marcio Azevedo diz:

    Muito bom este artigo! Parabéns!

  10. Diogo Couto diz:

    Muito obrigado, tudo certo, estava dando erro para particionar com o wxp.
    mas deste modo é muito mais facil.

  11. Marcelo diz:

    É uma porcaria esse gerenciador de discos do windows 8. Deletei a partição ext2 no final de um SD card, sobrando assim 7GB e ele não me deixou fazer mais nada no cartão, nem deletar a primeira partição ou extender, nada. Fui no linux e usei fdisk que resolveu o problema na hora.

  12. Robson diz:

    Valeu cara! Artigo objetivo e prático!

  13. Everton diz:

    Excelente tutorial.

  14. Johnd435 diz:

    Hey very nice web site!! Man.. Beautiful.. Wonderful.. I’ll bookmark your web site and take the feeds alsoKI am satisfied to seek out a lot of helpful information here in the publish, we want work out extra techniques in this regard, thank you for sharing deaedkbfdacb

  15. Lucas Macêdo diz:

    Cara, quando excluo uma partição já existente, por exemplo D:, a memória que fica alocada, eu não consigo estender na partição principal C:, qual é o problema? como faço para estender essa memória alocada?
    Tirando tutorial, muito bem feito!!

  16. Gustavo Bandeira de Melo diz:

    Tutorial excelente!!!

  17. Jack diz:

    tutorial perfeito!

  18. Miltinho diz:

    Cara valeu, dica excelente, nunca pensei que fosse tão fácil.

  19. Silvonei diz:

    Gostei deste tutorial, executei no meu notebook, e nao tive nenhum problema…blz.
    agora ja sei onde recorrer qdo tiver alguma duvida.
    um grande abraco. obrigado.

  20. Janaina Miro diz:

    O meu windows me informa que espaço 0, sendo que o hd é de 320gb e só utilizo menos de 100. O que faço?

  21. Viviane diz:

    Bom dia, seria possível usar esse meio para mudar o tamanho das partições já existentes, sem precisar formatar.
    Por exemplo, Partição D tem 300 gb, C tem 1xx gb, mas agora não é mais necessário o D ter o que tem de espaço, e faz falta no C, tem como fazer essa troca?
    Obrigada.

  22. Eric Dionisio diz:

    Boa dica! Uso o Win 8 e funcionou comigo, com apenas uma observação: o Sistema não me liberou o espaço que eu desejava, (Meu HD é de 500, mesmo tendo espaço livre, ele me liberou apenas 50% pra criar outra partição), fora isso, tudo beleza!

  23. ysmael diz:

    eu tenho um wi8 instalado no HDD de 500GB, já com varias partições feitas de fabricas, eu passo fazer essa partição sem danifica o wi8? pois eu quero deixa uma para o sistema e outra para arquivos(mp3, mp4(…) ). isso é possível?

  24. paulo lana diz:

    Tiago efetuei a partição como vc ensina no tutorial e deu tudo certo, porem eu queria particiona o meu hd de 500g
    ficando a unidade com o Windows com 100g e a outra criada, com 400g ,mais o sistema não disponibiliza essa opção ,o máximo que conseguir particionar foi 210g ficando ainda a partição do sistema com 234g .
    o que não é favorável pra mim .teria como me ajudar a fazer essa partição de acordo com a minha necessidade

    • Caro amigo, o Windows não lhe deixa usar o espaço que pretende, provavelmente porque necessita de todo esse espaço. Tente libertar mais espaço em disco e tente de novo.

    • Mario diz:

      É o meu caso. Tentei nos 50% do C: chegar aos 100GB. Só que o espaço “diminuir” indicava o máximo de muito menos que 1GB. O Mestre, pode ensinar/informar um passo-a-passo de como resolver?

      • André diz:

        Tenho 455,86 GB livres no meu HD, mas o Windows 8 só me disponibiliza apenas 4GB. Como faço para aumentar essa disponibilidade para pelo menos 100GB, uma vez que o HD está super vazio?

  25. Pingback: Dual BOOT - Windows 8 e Ubuntu - RagazziD Blog

  26. Pedro diz:

    HP All – in – One HP 18 1200br AIO não deixa realizar a formatação, até faz o boot pelo CD após forçar o primeiro boot pelo CD rom mas não deixa realizar a instalação de um novo sistema Windows 7 por exemplo. Detalhe atualmente esta com Windows 8 64 bits e não deixa formatar…

    Alguém tem alguém sugestão?

    Grato, Pedro

  27. Pingback: Instalar Ubuntu no mesmo disco do Windows 8 | Informática na Web

  28. Wein diz:

    Agradeço por compartilhar o conhecimento.
    Ótima explicação, simples, sucinta e fácil de entender.

  29. Luís diz:

    Muito obrigado. Foi muito simples de fazer seguindo as suas instruções.

  30. João diz:

    Bom dia!
    Fiz o procedimento conforme a publicação. Porém, quando vou concluir, aparece a seguinte mensagem: “O nome de pacote é inválido”.
    No meu caso, há a partição C e outras partições que já vieram de fábrica pela HP. Então, criei a partição D,mas não está dando certo.

  31. Vagner Almeida diz:

    Obrigado pela dica.
    Foi muito útil.
    Parabéns.

  32. Lays Naara diz:

    Olá, particionei a unidade c:\ do meu ultrabook para instalar o ubuntu, mas na hr da instalação o ubuntu não encontra nenhum lugar disponível para ser instalado. E a agora? Alguém sabe me dizer pq ele não reconhece a partição que eu fiz cm um hd livre para a instalação?

  33. ROSANA DE MENEZES diz:

    oi eu iniciei o particionar porem não conclui todas até o final, mas percebi que a minha Unidade C ficou com a penas 239,66 GB. eu posso dá continuidade ainda na particionização? como faço para desfazer sem perder os arquivos?

    • Se a partição que criou não tiver dados, pode elimina-la e voltar a utilizar o espaço todo como uma só partição. Para tal terá de eliminar a partição e quando o espaço estiver por partocinar, extenda a sua partição principal com o espaço disponivél.

  34. gil diz:

    muito bom foi moleza………..valeu

  35. Matheus diz:

    Ola, eu ainda nao particionei ele mais irei assim que der, mais tenho uma duvida, ja que é o windows 8 pra formtar ele tem que restaurar o computador des de o primeiro dia da compra certo ? então, se eu particionar, quando eu restaurar do primeiro dia de compra, a partição tbm some e volta a ser um disco de 1 TB ? aguardo respostas… obg

    • Se restaurar o Windows 8 com a recuperação de fábrica, o disco sera particionado de acordo com o que o fabricante defeniu. Logo perde todas as partições que criou. Deve realizar este proceso após recuperar o sistema.

      • Isaac diz:

        olá tiago, então se eu entendi direito, mesmo se eu particionar o hd do meu note eu ainda vou perder tudo se precisar formata-lo por um mal funcionamento do win8? Estou perguntando porque aconteceu comigo recentemente e foi o que me levou a procurar este tutorial. Tem alguma maneira de fazer esta partição de modo que, caso necessário, eu possa formatar só a unidade do sistema operacional?

        Desde já grato

        • Caro Isaac, se você criar uma partição seguindo os passos que mostro no artigo, pode utiliza-la para colocar lá o que pretender. Quando quiser instalar o Windows ou formatar o seu pc, pode apenas formatar a partição correspondente ao Windows e deixar as outras partições tal como estão. Dessa maneira não vai perder nada. Atenção as recuperações de fábrica, pois normalmente elas eliminam todas as partições criadas por si e criam novas.

  36. Israel inox diz:

    Cara! Vocês são ótimos, fiz a partição e não demorou nem um minuto.

  37. Guilherme Henrique diz:

    Olá, fui particionar como no post, só que da um erro dizendo que não há espaço disponível no disco, sendo que meu HD tem 500GB e eu só queria diminuir em 20GB. Sabe por que esta acontecendo isto? Obrigado pela atenção

  38. Egmar diz:

    Gostaria de saber de vc, como faço com o w8, qdo o mesmo carrega e após alguns minutos trava o micro?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voltar para cima ↑
  • No Facebook:





  • Parceiros:

  • Comentários recentes

  • Categorias